domingo, 7 de abril de 2013

Crítica e Julgamento




De acordo como o wikipédia termo crítica significa (a arte de) "discernir", "separar", "julgar". É um ato do espírito que preserva o que merece ser afirmado e põe em dúvida a pretensão daquilo que pode ir além do seu domínio de aplicação e, portanto, não merece ser afirmado

Achou complicado? aí é que se complica mais.

Kant um famoso filosofo utiliza o termo para designar a reflexão da validade e dos limites do ser humano ou de um conjunto de elaborações filosóficas. Na filosofia moderna designa uma análise sistemática sobre as condições e consequências de um conceito, de uma teoria ou disciplina, ou uma tentativa de compreender seus limites e a validade. Um ponto de vista crítico seria o contrário de um ponto de vista dogmático.

A crítica é um julgamento de mérito.


Esse julgamento de mérito é fruto de uma atividade da razão, esse poder de distinguir o verdadeiro do falso, que age como uma espécie de tribunal. Ele pode tomar por objeto a própria razão, pelo exercício da crítica da razão, separando, distinguindo o domínio dentro do qual a razão pode ser exercida daquele em que ela delira a cada vez que pretende conhecer o absoluto, aquilo que tem sua razão de ser em si mesmo e a que não corresponde nada de sensível. 


De acordo com o Dicionário Michaelis, julgar significa:  ato ou efeito de julgar; sentença judicial; decisão; apreciação, exame; e formar conceitos sobre alguém ou alguma coisa.

De acordo com o mesmo dicionário, crítica significa: apreciação minuciosa; apreciação desfavorável; censura, maledicência ou discussão para elucidar fatos e textos.

E por que isso tudo?

Por que existem muitas pessoas que se esquecem ou ignoram alguns conceitos básicos e que são extremamente importantes. Também fico com dúvidas se, certas situações devem-se à dificuldade de interpretação ou se é por causa do "vestir a carapuça".
Mas independente dos motivos, já é motivo para atacar o pessoal ou o profissional sem a boa vontade para analisar outros pontos de vista, mas não me preocupo ou me incomodo, pois o problema não está em mim.



O problema está no outro, já que certos posicionamentos oferece indícios (não é afirmativa) de pura falta de capacidade de compreensão, visão sistêmica, argumentação e fundamentação para manter e conduzir um debate com lucidez e maturidade, sem ataques pessoais ou colocando em xeque as "intenções" dos outros.

Portanto,

Críticas, são sempre úteis e servem de aprimoramento e desenvolvimento a todos os envolvidos, mas desde que fundamentadas e embasadas de forma profissional, madura e lúcida.
Julgamentos, não servem para nada de positivo e ainda atacam as intenções, posicionamentos e entram no profissional e/ou no particular das pessoas sem apresentar fundamentos concretos. Além do mais o "julgador" não é melhor do que ninguém, dessa forma demonstram sua desumanidade e involuem através de demonstrações (diretas e/ou indiretas) de desrespeito, despeito, menosprezo e pequenez.

 

Esse texto foi retirado dos site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário